13 A 17 DE NOVEMBRO DE 2018
PALMAS - TO
REALIZAÇÃO:
Faça sua Inscrição
Conheça a programação completa
Trabalhos científicos
Hospedagem e transporte

 

ITENS COMEMORATIVOS - 70 ANOS SBH

EVENTO NÚMERO:127365

Especialidades:

CLÍNICA MÉDICA

10 Pontos

DERMATOLOGIA

10 Pontos

INFECTOLOGIA

10 Pontos

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

10 Pontos

MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL

10 Pontos

CIRURGIA DA MÃO

5 Pontos

NEUROLOGIA

5 Pontos

OFTALMOLOGIA

5 Pontos

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

5 Pontos

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

5 Pontos

Área(s) de atuação:
HANSENOLOGIA 20 Pontos


Público-Alvo

Neurologistas, biólogos, dermatologistas, especialistas em medicina preventiva social, médicos da família e comunidade, clínica médica, infectologistas, oftalmologistas, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde, pesquisadores, psicólogos, historiadores, sociólogos, gestores com atuação em administração pública ou privada em saúde, dirigentes e militantes em organizações (associações, ongs etc.) defensoras de direitos humanos ou voltadas à causa da hanseníase, médicos em geral, estudantes e pesquisadores interessados nas áreas de saúde, comportamento e legislação ligados ao tema hanseníase.

Objetivo do evento

Congregar as pessoas em uma rica troca de experiências que acontece ao longo do tempo do congresso no local da sua realização, em especial da academia com o pessoal que trabalha no sistema público de saúde, o que pode agregar valor em novos projetos ao longo do ano. Este ano, em especial, teremos também a comemoração dos 70 anos da SBH durante o evento.

Temas que serão abordados

Apesar de sermos uma sociedade médica, a interface da hanseníase com outros profissionais de saúde e de outras áreas do conhecimento é enorme, assim como com os movimentos sociais. Com isso, a amplitude dos temas é bastante significativa, variando de temas médicos especializados dentro das áreas de ação dos hansenologistas, como eletroneuromiografia, até áreas amplas dos direitos sociais das pessoas atingidas pela hanseníase. Os temas detalhados estão na programação do evento.

mensagem do presidente

Caros colegas,

O 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia é uma edição especial dos congressos da SBH. As regras da nossa sociedade definem a programação de um congresso a cada 3 anos, intercalados por 2 simpósios. Em razão da comemoração dos 70 anos da SBH, decidimos na assembleia geral da SBH durante o congresso de 2017 em Belém, transformar o simpósio de 2018 em um novo congresso, desta vez no Tocantins, estado também hiperendêmico, com uma experiência importante para o controle da hanseníase, em Palmas.

E estamos pensando mesmo em transformação. Na realidade, uma transformação que já vem ocorrendo há alguns anos na SBH, mas com alguns novos enfoques no congresso de Palmas. Montamos uma programação baseada nos problemas mais graves que temos percebido ao longo dos anos. Incluímos mais mesas com colegas das áreas de atuação da SBH, em especial a infectologia e a neurologia, além da reumatologia. Esperamos trazer com isso mais luz ao diagnóstico da hanseníase dentro destas diferentes áreas, além de podermos entender melhor as dificuldades que os colegas têm em relação à hanseníase. Temos certeza que será produtivo.

Ao mesmo tempo, seguimos com os espaços de fortalecimento da clínica e dos exames de laboratório que já poderiam estar incorporados ao nosso sistema único de saúde, auxiliando a todos no dia a dia da luta contra a hanseníase. Vamos da prevenção de incapacidades à biologia molecular, de modo interligado.

Precisamos discutir os entraves operacionais que bloqueiam a melhoria do sistema e as novas abordagens que podem ser utilizadas para sairmos da discussão inercial, muitas vezes calorosa, para ações concretas na busca do melhor para os pacientes, com discussões passando pelos direitos sociais das pessoas atingidas pela hanseníase.

Por fim, contaremos também com um grupo especial de colegas de fora do Brasil, que virão participar conosco de todas estas discussões, além de comemorar os 70 anos da SBH.

Venham participar conosco deste grande encontro em Palmas. Convidem os colegas, tragam os estudantes. Precisamos também mostrar a eles que a hanseníase ainda é um problema grave, e que precisa de atenção e muito estudo, e que ainda teremos muitos casos a diagnosticar, esclarecer e orientar no futuro. Vamos fazer um congresso memorável.

Aguardamos todos em Palmas,

Claudio Guedes Salgado

Claudio Guedes Salgado

Claudio Guedes Salgado

Presidente SBH


PATROCÍNIO
The Nippon Foundation  Sasakawa Memorial Health Foundation    Novartis Foundation
APOIO
CAPES
Prefeitura de Palmas
FESP
Fundação Paulista contra a Hanseníase
OPAS
OMS
Minstério da Saúde
Mobius
UFT
APOIO INSTITUCIONAL
Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins
Associação Brasileira de Estomaterapia
REALIZAÇÃO
SBH - Sociedade Brasileira de Hansenologia
ORGANIZAÇÃO
InícioComissõesPrograma CientíficoInscriçõesConvidadosTrabalhos científicosHospedagem e transporteLocalContato
site: an.design criação digital