Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se

sbh » história

Institucional

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) é uma organização médica sem fins lucrativos. Foi fundada em 19 de novembro de 1948. É realizadora do Congresso Brasileiro de Hansenologia (a cada três anos) e Simpósio Brasileiro de Hansenologia (realizado nos anos intermediários). É mantida com recursos apurados entre parceiros e patrocinadores do Simpósio e Congresso e recursos advindos do pagamento das anuidades dos sócios. Podem associar-se à entidade médicos hansenologistas e das áreas de dermatologia, infectologia, clínica médica, neurologia, ortopedia, oftalmologia, medicina de família e comunidade e medicina preventiva e social. É filiada à Associação Médica Brasileira.

A SBH atua em cinco frentes:

  1. Certificação dos médicos hansenologistas que atuam em território nacional

A entidade é a responsável pela aplicação da avaliação teórico-prática e emissão do Certificado de Área de Atuação em Hansenologia para médicos no Brasil. As provas são realizadas a cada três anos, durante o Congresso Brasileiro de Hansenologia.

  1. Treinamento e capacitação de profissionais de saúde para atuarem no Brasil

Durante todo o ano, a SBH realiza cursos gratuitos de treinamento e atualização em Hansenologia, que acontecem, preferencialmente, em capitais e interior do país, em regiões de alta endemicidade para a hanseníase. Os treinamentos são voltados a profissionais da saúde. Em todos os eventos de treinamento, a SBH promove busca ativa de casos e treinamentos práticos.

  1. Realização do Simpósio Brasileiro de Hansenologia e Congresso Brasileiro de Hansenologia

São os maiores eventos no país que tratam especificamente do tema e atendem a uma rede de profissionais da saúde que inclui: médicos das áreas de dermatologia, infectologia, clínica médica, neurologia, ortopedia, oftalmologia, medicina de família e comunidade, medicina preventiva e social, além de profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, assistência social, história e biomedicina, agentes comunitários de saúde e também estudantes de graduação e especializações. O congresso é realizado a cada três anos e, nos anos intermediários, acontece o simpósio.

  1. Parceria com Ministério da Saúde

A SBH é parceira do Ministério da Saúde e seus membros participam dos grupos de trabalho e do Comitê Técnico Assessor do Ministério da Saúde que desenvolvem as políticas e estratégia de combate à hanseníase no Brasil.

  1. Realizadora da campanha permanente “Todos Contra a Hanseníase”

A campanha objetiva alertar a população e orientar sobre a doença. É uma estratégia de relacionamento da entidade diretamente com a sociedade civil, objetivando levar informações a vários públicos de interesse, como: pais, educadores, autoridades em geral, secretarias de Saúde e Educação municipais e estaduais, imprensa e outros. A campanha é permanente e conta com cartilha educativa ilustrada e comercial de TV e rádio, veiculados gratuitamente como utilidade pública, por emissoras de rádio e TV de várias cidades e capitais brasileiras. O material didático da campanha é divulgado em ações educativas realizadas em escolas e universidades, empresas, congressos médicos, campanhas em praças públicas etc. O conteúdo da campanha é divulgado a vários públicos de interesse através de parcerias estratégicas com empresas, universidades, consultorias pedagógicas, ongs etc.

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Rua Marechal Deodoro, 2456
Alto da Boa Vista
Ribeirão Preto - SP
CEP: 14025-210
(16) 3514-1115 \ 3967-1003

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve