Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

SBH promove curso de especialização para médicos do MT

Data de publicação: 16/04/2022
SBH promove curso de especialização para médicos do MT

 

São 20 vagas distribuídas entre as 16 Regionais de Saúde do estado, com titulação em hansenólogo para atuar na prevenção, diagnóstico e reabilitação da Hanseníase

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) firmou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso (SES-MT) para oferecer a médicos atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado o Curso de Especialização em Hansenologia.

Serão ofertadas 20 vagas, a serem distribuídas entre as 16 Regionais de Saúde da secretaria. A certificação será pela Escola de Saúde Pública (ESP-MT) e pela SBH, que firmaram um Termo de Cooperação Técnica. A prova de título para a obtenção da titulação de hansenólogo é feita pela SBH, e o certificado de área de atuação em Hansenologia é emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Para o presidente da SBH, dermatologista Cláudio Salgado, “a parceria vai permitir não apenas ampliar o número de hansenologistas e de diagnósticos da doença no Brasil, mas reforçar o quadro de especialistas para enfrentar a endemia oculta de hanseníase”. Segundo ele, não é possível chegar ao controle da doença em poucos anos e sem profissionais capacitados. “Por isso, esperamos ampliar as parcerias e desenvolver ações em conjunto com as secretarias e Ministério da Saúde para que o Brasil, que já é o país que mais diagnostica a hanseníase, consiga dar passos firmes para controlar esta doença como problema de saúde pública”, finaliza.

A medida é importante para o Estado de Mato Grosso, considerado hiperendêmico para a hanseníase, ocupando a 1ª posição no país em número de casos. Já o Brasil é o 2º país com mais casos da doença – a Índia é o primeiro.

De acordo com a matriz de especialistas em Hansenologia da SBH, somente no Mato Grosso são necessários de 30 a 60 médicos com essa formação acadêmica para atuar no diagnóstico e reabilitação da hanseníase no Estado.

A previsão é que o edital sobre o curso e a data de inscrição seja divulgado em maio.

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve