Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

Alunos e professores do SENAC Ribeirão Preto levam a campanha Todos contra a hanseníase ao Assentamento da PDS da Barra

Data de publicação: 19/01/2023
Alunos e professores do SENAC Ribeirão Preto levam a campanha Todos contra a hanseníase ao Assentamento da PDS da Barra

 

Assentamento em Ribeirão Preto abriga cerca de 3.000 pessoas. Campanha Todos contra a hanseníase entra no 8º ano – Brasil concentra 93% dos casos diagnosticados nas Américas

A semana do dia 19 de janeiro começa com a decoração da Unidade de Saúde de Apoio Dr. Luis Carlos Raya, em Ribeirão Preto, interior paulista, para a campanha “Janeiro Roxo-Todos contra a hanseníase”, promovida em todo o país pela SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia. A unidade, localizada no Assentamento PDS da Barra (Projeto de Desenvolvimento Sustentável), também conhecido Assentamento Mário Lago, será transformada com fitas brilhantes roxas para chamar a atenção para o mês Janeiro Roxo. Alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem do SENAC-Ribeirão Preto, em parceria com a equipe da unidade, escolheram o assentamento para ações educativas e rastreio para levantamento de casos suspeitos de hanseníase no mês dedicado à conscientização sobre a doença.

Cerca de 1.000 famílias vivem no local, somando aproximadamente 3.000 pessoas. Há três anos alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem do SENAC-Ribeirão Preto são parceiros da campanha da SBH. As ações serão desenvolvidas em conjunto com a equipe da Unidade de Saúde de Apoio Dr. Luis Carlos Raya.

Os alunos e professores iniciam as atividades às 14h do dia 23 de janeiro e encerram dia 30. “Estaremos em campo durante todos esses dias das 14h às 16h promovendo atividades lúdicas, educativas e fazendo encaminhamento de casos suspeitos à unidade de saúde”, explicam as professoras Ingrid Reny Ribaldo e Carla Beatriz Pereira da Silva.

Para chamar a atenção e conseguir adesão dos moradores à campanha, os alunos do SENAC prepararam uma peça de teatro. O ponto alto da encenação é o diálogo entre paciente e médico com objetivo de desmistificar o processo, do diagnóstico à alta do paciente.

Outras atividades lúdicas estão previstas, como pintura facial, oficina de desenhos para exposição pública e a visita do Profi, o mascote da campanha Todos contra a hanseníase. Os estudantes do SENAC também prepararam paródias gravadas em videoclipe para divulgação em redes sociais.

A ação começou a ser organizada ainda em 2022 com videoaula sobre a campanha Todos contra a hanseníase, planejamento dos trabalhos, organização das tarefas entre os alunos e visita técnica ao assentamento para reuniões com equipes de saúde, líderes comunitários e moradores.

A fazenda tem sete microáreas, conforme o mapeamento da unidade de saúde local. A agenda de atividades em cada microárea já foi divulgada aos moradores pelos agentes comunitários de saúde Henrique Belisário Fachin, Maria Madalena Alves Gonçalves, Tiago Santos de Melo, Marina Luiza Alves, Giane Aparecida dos Santos, Ana Beatriz Luciano e Lucimara Nascimento Vieira Siqueira, além da agente interna Luzia Nogueira, responsáveis, cada um, por uma microárea. Na unidade de saúde, a enfermeira Maria Carolina Santos Scozzafave estará dando apoio na coordenação dos trabalhos, com a colaboração das auxiliares de enfermagem Rosely Aparecida Sartore e Mara Aparecida de Oliveira, o médico de família e comunidade Nelio Augusto Mesquita Domingos, que atua no assentamento há mais de 10 anos, e a equipe de saúde bucal da unidade, Patricia Hotta e Érica Garcia, além da supervisora da unidade, Claudia Acari.

Profi
O mascote da campanha Todos contra a hanseníase, conhecido como Profi, fará uma visita ao assentamento. Ele levará cartilhas educativas sobre hanseníase. O nome do boneco foi inspirado no menino Avi Leibowitz interpretado pelo ator Ido Port no filme O Pequeno Traidor, produção de 2007 com Alfred Molina. Avi ganha apelido de Proffi por ser um menino muito inteligente que vive na Palestina em 1947. A única semelhança entre o mascote e o personagem do filme, além do nome que ganhou a grafia de Profi, é o fato de serem garotos inteligentes. Profi mascote quer falar, orientar e chamar a atenção para o tema hanseníase. Proffi no filme mostra a visão de um garoto sobre a questão palestina. O mascote tem marcado presença nos congressos brasileiros de Hansenologia, em hospitais, praças, escolas etc. Levando a campanha Todos contra a hanseníase.

Assentamento
O Assentamento da PDS da Barra existe desde 2003. Fica localizado na antiga Fazenda da Barra, próxima a Ribeirão Preto, entre a rodovia Anhanguera e as margens do Rio Pardo. A fazenda pertencia à Fundação Sinhá Junqueira. O local tem uma unidade de saúde e não possui escola pública.

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve