Para o topo
Buscar

Termina nesta 6ª campanha sobre hanseníase

Publicação: 10/08/2015

Brasil ainda não tem a doença sob controle. Sociedade Brasileira de Hansenologia alerta para necessidade de conscientização

Termina nesta 6ª feira, 14 de agosto de 2015, a Campanha Nacional de Hanseníase, que começou dia 10 de agosto. A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), que tem sede em Ribeirão Preto, alerta para a importância da conscientização da população sobre a doença, pois Ribeirão Preto foi eleito pelo Ministério da Saúde com prioritário para esta campanha.

No município, a prevalência da hanseníase é de 1,65 caso para cada 10.000 habitantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que a prevalência da doença seja de até 1 caso para cada 10.000 habitantes. No Brasil, esse número chega a 1,42 caso para 10.000 habitantes. O estado de São Paulo tem a doença controlada em 0,5/10.000.

O presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade, alerta para o alto número de casos entre crianças até 15 anos de idade. “São indicadores que nos colocam em alerta quanto à realidade endêmica no Brasil”, ressalta. Segundo o médico, “inserções de busca ativa de casos novos por profissionais filiados à SBH de todo o país têm demonstrado percentuais de casos novos elevados, mesmo em regiões com indiciadores de controle da endemia já alcançados há anos”.

A SBH realiza o Congresso e o Simpósio Brasileiro de Hansenologia – e a 8ª edição do simpósio, que acontece de 30 de outubro a 2 de novembro, em São Paulo, alerta para o problema.

Campanha Nacional

Ribeirão Preto aderiu à Campanha Nacional de Hanseníase e desenvolveu ações em duas escolas de Bonfim Paulista – Escola Estadual Profa. Cordelia Ribeiro Ragozzo e Escola Estadual Francisco da Cunha Junqueira – que funcionam nos períodos da manhã e tarde, somando cerca de 1.200 alunos de 5 a 14 anos de idade (1° a 9° ano do ensino fundamental). A Vigilância Epidemiológica fez busca ativa de casos.

Em 2013 foram diagnosticados 94 casos novos em Ribeirão Preto e, em 2014, foram 87 casos novos.

SBH

A SBH é apoiadora da Campanha Nacional e, desde 1947 trabalha para erradicar a doença no Brasil. É a realizadora do Simpósio Brasileiro de Hansenologia e do Congresso Brasileiro – este acontece a cada três anos. São os únicos eventos no país que tratam especificamente do tema e atendem a uma rede de profissionais da saúde que inclui: médicos das áreas de dermatologia, infectologia, clínica médica, neurologia, ortopedia, oftalmologia, medicina da família e comunidade, medicina preventiva e social, além de profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, história, biomedicina e alunos de graduação. A SBH é a responsável pela aplicação da prova teórico-prática para obtenção do certificado de área de atuação em hansenologia para médicos. As provas são realizadas a cada três anos, durante o congresso da entidade.

A SBH é presidida por Marco Andrey Cipriani Frade, dermatologista pela SBD-AMB (Sociedade Brasileira de Dermatologia-Associação Médica Brasileira) e hansenologista pela SBH-AMB, coordenador de Residência Médica de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (HCFMRP-USP), coordenador do Centro de Referência em Dermatologia Sanitária - Hanseníase - HCFMRP-USP.

VOLTAR
Compartilhe:

Provas e Resultados

Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.

Editais e Comunicados

Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.

Nossas Campanhas

Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.

Em destaque na SBH

 

Veja os benefícios
Campanha Todos Contra a Hanseníase
Vídeo da campanha
Secretaria e correspondências

Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP - CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com

© Copyright 2023 - SBHansenologia. Todos os direitos reservados. Política de privacidade