Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Sociedade Brasileira de Hansenologia apoia Abril Marrom

Data de publicação: 24/04/2018

 

A campanha Abril Marrom foi criada em 2016 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde ocular e alertar sobre a prevenção de doenças que causam cegueira. O marrom foi escolhido por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros. A hanseníase é uma das doenças infecciosas que mais cega. Diante disso, a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) apoia a campanha e faz um alerta para que a população se consulte regularmente com um oftalmologista.

De acordo com o Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos (CBCO), a cegueira atinge cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil. Considerando que 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis, quase 700 mil brasileiros cegos poderiam estar enxergando caso tivessem sido tratados a tempo. Essas ocorrências poderiam ser evitadas se a população consultasse um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

“Muitas doenças são silenciosas e, na maioria das vezes, as pessoas só procuram o médico quando já apareceu um ou mais sintomas. Se os pacientes procurassem ajuda médica regularmente, muitas doenças poderiam ser diagnosticas em sua fase inicial e muitas pessoas não precisariam conviver com sequelas para o resto de suas vidas”, enfatiza o presidente da SBH, o médico Cláudio Guedes Salgado.

O CBCO alerta que diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda mais atenção aos cuidados com a visão. Muitas das doenças que levam à cegueira são recorrentes no cotidiano da população e, mesmo assim, são negligenciadas devido à falta de conhecimento sobre as consequências em longo prazo.

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve