Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Números do 15° Congresso Brasileiro de Hansenologia

Data de publicação: 19/11/2018

 

Encerrado no último sábado, 17 de novembro, o 15° Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), recebeu 675 inscrições. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Palmas (TO) e comemorou os 70 anos da SBH. As mulheres representaram a maioria dos participantes: 503 mulheres acompanharam o evento.

Foram 329 trabalhos inscritos neste ano, 110 a mais o número de trabalhos recebidos no de 2017, em Belém (PA). E aconteceram 17 mesas-redondas, 5 cursos, uma conferência, além de reuniões e workshops.

O congresso recebeu inscritos de 126 municípios vindos de quase todos os estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Moto Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. São Paulo, Tocantins, Pará e Minas Gerais foram os mais representados.

Dentre as profissões registradas pela organização do congresso estão: administradores, auxiliares administrativos, agentes de saúde pública, assistentes sociais, biólogos, biomédicos, dentistas, enfermeiros, estudantes, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais e um cuidador. Médicos, seguidos dos enfermeiros, somaram o maior número de participantes.

O congresso teve como público-alvo: neurologistas, biólogos, dermatologistas, especialistas em medicina preventiva social, médicos da família e comunidade, clínica médica, infectologistas, oftalmologistas, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde, pesquisadores, psicólogos, historiadores, sociólogos, gestores com atuação em administração pública ou privada em saúde, dirigentes e militantes em organizações (associações, ongs etc.) defensoras de direitos humanos ou voltadas à causa da hanseníase, médicos em geral, estudantes e pesquisadores interessados nas áreas de saúde, comportamento e legislação ligados ao tema hanseníase.

Foram 102 palestrantes que trataram de temas ligados a pesquisa, políticas de saúde, tratamentos, direitos humanos, história etc. Dentre os palestrantes, além do Brasil, o congresso recebeu especialistas dos Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Suíça, Portugal, Bélgica, Japão e Índia.

Na prova para obtenção do certificado da área de atuação em Hansenologia, 14 médicos foram aprovados.

Pontuação do Congresso pela AMB
O Congresso recebeu pontuação 95 em uma área de atuação, a Hansenologia, e em 10 especialidades médicas: Clínica Médica, Dermatologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Preventiva e Social, Cirurgia da Mão, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

A pontuação é conferida pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) da Associação Médica Brasileira (AMB). As Sociedades de Especialidade conferem todos os dados relativos ao evento e emitem seu parecer para a CNA. A pontuação é importante para que o Certificado de Atualização Profissional ateste que o médico especialista possui conhecimentos atuais sobre a prática médica.

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve