Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Janeiro Roxo - Todos Contra a Hanseníase

Data de publicação: 27/12/2017
Janeiro Roxo - Todos Contra a Hanseníase

 

Janeiro é o mês de conscientização sobre a hanseníase, doença que coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos, atrás da Índia. Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas.

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), entidade médica que completa 70 anos em 2018, responsável pela certificação dos médicos hansenologistas no país, alerta para o alto número de casos em menores de 15 anos, o que significa que a criança teve contato com o bacilo ainda muito nova, pois a hanseníase leva de 5 a 10 anos para se manifestar. A doença tem cura.

A entidade solicita às empresas, entidades, instituições que promovam ações educativas para seus públicos, adotem o laço roxo e/ou iluminem suas fachadas com a cor oficial do mês.

A hanseníase

Doença transmitida por um bacilo. O tratamento é gratuito em todo o Brasil e dura de 6 meses a 1 ano. O doente pode ter manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele com perda/diminuição de sensibilidade ou da força para segurar objetos. É a doença infecciosa que mais cega. O tratamento cura, mas o paciente pode ficar com sequelas. Segundo a SBH, o Brasil pode ter de 3 a 5 vezes mais casos de hanseníase além dos dados oficiais, pois a doença é de difícil diagnóstico. Daí a importância de conscientizar toda a população sobre sinais e sintomas da hanseníase.

Campanha permanente

A entidade lançou em 2016 a Campanha Nacional Todos Contra a Hanseníase, que está sendo implantada em vários municípios brasileiros. A campanha tem cartilha educativa, spots de rádio e vídeo de 30 segundos, que já estão sendo utilizados por empresas, CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes das empresas), escolas de ensino fundamental e médio, universidades etc. Em Ribeirão Preto, o comando da Polícia Militar distribuiu a cartilha educativa para todos os policiais da área, assim como outras instituições seguiram o exemplo. A consultoria pedagógica Tantas Palavras, de Ribeirão Preto, parceira da SBH, tem levado a campanha para todos os simpósios, congressos e encontros com educadores – em 2017 foram mais de 2.500 professores sensibilizados com a campanha.

Campanha Janeiro Roxo

A SBH mantém uma página educativa na rede social Facebook intitulada Todos Contra a Hanseníase, com linguagem acessível e orientações à população. Anualmente, são registrados perto de 30 mil casos da doença no Brasil - número semelhante aos casos notificados por ano de HIV/AIDS. A doença já está extinta em muitos países. #TodosContraaHanseníase

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve