Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Claudio Salgado aponta caminhos para o controle da hanseníase no Leprosy Bulletin/Sasakawa

Data de publicação: 29/11/2021
Claudio Salgado aponta caminhos para o controle da hanseníase no Leprosy Bulletin/Sasakawa

 

Intitulado "Viewing disruption as an opportunity to rebuild", artigo do dermatologista Claudio Salgado, presidente da SBH, divulgado na edição desta segunda-feira, 29/11/21, traz uma análise histórica do problema da hanseníase e seus desafios, além de propor caminhos para o enfrentamento da doença para os próximos anos. O texto foi publicado no Boletim da Hanseníase (Leprosy Bulletin), da Sasakawa Leprosy (Hansen’s Disease) Initiative.

O texto fala do aumento de 228 mil novos casos por ano, em média, entre 1989 e 1998, em todo o mundo, como consequência de esforços para viabilizar novos diagnósticos com treinamento de profissionais da saúde. E alerta que em 2019 os diagnósticos despencaram em todo o planeta para 202.195, o “pior momento dos últimos 20 anos para o controle da hanseníase”. Já, durante a recente pandemia, em 2020, foram apenas 127.396 diagnósticos.

Salgado aponta que existam pelo menos 4 milhões de pessoas com hanseníase em todo o planeta esperando ser diagnosticadas e que o problema é o que chama de “eliminação do diagnóstico” como resultado da perda de conhecimento sobre a hanseníase, desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o alcance da eliminação da doença como um problema de saúde pública.

O artigo ainda levanta a problemática do diagnóstico de casos com poucos sintomas ou assintomáticos, falta de estrutura e capacitação para identificar, classificar e definir aqueles que precisam de tratamento precoce, a abordagem dos comunicantes saudáveis de pacientes de hanseníase e mesmo dos pacientes que precisam de tratamento estendido ou outras drogas disponíveis, porém não reconhecidas pela OMS para uso em hanseníase, dentre outros desafios.

Mas o presidente da SBH, sociedade médica que já soma 73 anos de fundação, propõe reconstruir o programa técnico de enfrentamento ao que a SBH classifica como endemia oculta de hanseníase e aponta caminhos. Veja o artigo na íntegra: https://sasakawaleprosyinitiative.org/latest-updates/initiative-news/1297/ .

O boletim pode ser lido na íntegra neste link https://sasakawaleprosyinitiative.org/wp/wp-content/uploads/2021/11/LB106.pdf e tem, ainda, colaborações da International Leprosy Association, Roch Christian Johnson; Yohanna Abdou,  representante da IDEA Niger Association; Bill Simmons, da Global Partnership for Zero Leprosy, e Erei Rimon, do National Leprosy Control Program/Kiribati e OMS/Índia.

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve