Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Câmara Municipal de Ribeirão Preto está iluminada para a campanha Todos contra a hanseníase

Data de publicação: 03/01/2022
Câmara Municipal de Ribeirão Preto está iluminada para a campanha Todos contra a hanseníase
Pórtico da Câmara Municipal de Ribeirão Preto

 

Já está iluminado de roxo o pórtico da Câmara Municipal de Ribeirão Preto para a campanha nacional Todos contra a hanseníase, da Sociedade Brasileira de Hansenologia, SBH. A iluminação, aprovada pelo presidente da Casa, Alessandro Maraca, ficará até 31 de janeiro, em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase. Desde dezembro/2021, a TV Câmara está exibindo o vídeo educativo da campanha. A fachada do Theatro Pedro II também está iluminada até o dia 10 de janeiro.

O Brasil é o segundo país com mais casos da doença – a Índia é o primeiro – e notifica cerca de 30 mil casos por ano. A doença é confundida com várias outras como artrite, artrose, fibromialgia e até infarto porque o bacilo causador da hanseníase afeta os nervos. O paciente pode sentir dores, perda de força nas mãos e pés, perder ou ter diminuição da sensibilidade à dor, ao frio e calor e mesmo a um toque.

“As campanhas de saúde são positivas para orientar a população e contribuir com a saúde pública, por isso é papel da sociedade civil apoiar ações educativas e a Câmara Municipal não poderia deixar de fazer seu papel. Por isso, convidamos outras instituições da cidade a abraçarem a causa”, comentou o vereador Alessandro Maraca.

“As manifestações de Ribeirão Preto na campanha ‘Todos contra a hanseníase’ acontecem em um momento em que aumentam os diagnósticos da doença na cidade, o que é importante para quebrar a cadeia de transmissão do bacilo que causa a hanseníase. A doença está em todo o Brasil, mesmo em localidades com baixa ou nenhuma notificação – o que é preocupante porque temos alertado autoridades sobre a endemia oculta de hanseníase no país que deixa inúmeros doentes a espera de diagnóstico”, diz o dermatologista e hansenólogo Claudio Salgado, presidente da SBH.

O vice-presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade, coordenador do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária com Ênfase em Hanseníase da Faculdade de Medicina USP-Ribeirão Preto, alerta que a falta de diagnósticos da doença por todo o país é fruto da falta de informação e que é preciso falar mais sobre a doença. “Só o conceito destrói o preconceito”.

Mais de 250 casos de hanseníase foram diagnosticados em Ribeirão Preto em 2021.

A hanseníase é causada por um bacilo, transmitido por vias aéreas (respiração) de pessoa doente para pessoa saudável. O doente pode apresentar manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele. A doença tem cura e o tratamento, feito à ase de antibiótico e monitorado pelo médico, é gratuito em todo o país.

Campanha nacional Todos Contra a Hanseníase

Desde 2016, a SBH realiza no Brasil a campanha educativa Todos Contra a Hanseníase. A ação foi lançada nacionalmente em Ribeirão Preto e, posteriormente, replicada no país. Há dois anos a campanha é parceira oficial do NTD World Day (Neglected Tropical Diseases ou Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas), promovido pela corte do príncipe herdeiro de Abu Dhabi em todo o planeta.

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve