Artigos

Homenageada

  


     Diretoria 

    2012-2014


PRESIDENTE:

MARCO ANDREY  C. FRADE

VICE-PRESIDENTE:

CLAUDIO SALGADO

SECRETÁRIA-GERAL:

LUCIA DINIZ

PRIMEIRO SECRETÁRIO:

JOEL C. LASTORIA  

SEGUNDO SECRETÁRIO:

Mª DE FÁTIMA MAROJA  

TESOUREIRO GERAL:

LILIA BERNADINI A. FELÍCIO

PRIMEIRA TESOUREIRA:

MAURICIO NOBRE

SEGUNDA TESOUREIRA:

SANDRA MARIA B. DURÃES 

DIRETORA CIENTÍFICA:

MARIA ANGELA B. TRINDADE

DIRETOR DE ENSINO:

MARCOS CÉSAR FLORIANO


ZENAIDE LÁZARA LESSA – HOMENAGEADA CBH 2011 – MACEIÓ-AL


Zenaide iniciou sua vida profissional como Educadora no Centro de Saúde Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP, atuando como supervisora dos alunos de Saúde Pública do então curso de Educação Sanitária. Ingressou na SES de São Paulo para trabalhar no Centro de Saúde de São Miguel Paulista com ações educativas junto aos usuários e à comunidade. Trabalhou voluntariamente na Ação Comunitária Penhense em que questões de saúde e educação, discutidas com participantes das organizações sociais da Penha, bairro onde morava. Nos anos 80, ingressou na carreira de pesquisador científico com produção científica no campo da educação em saúde. Prestou assessorias técnicas aos diferentes órgãos do Ministério da Saúde em vários estados, numa perspectiva participativa, crítica e problematizadora, tornando a educação o eixo norteador das ações. Dedicou atenção especial ao Programa de Controle da Hanseníase de São Paulo, implementando ações educativas em hanseníase, além de participar dos programas de reciclagem e treinamento, dos profissionais de saúde pelos Cursos de Especialização em Saúde Pública e Educação em Saúde. Atualmente, conselheira da Fundação Paulista Contra a Hanseníase onde desenvolveu o conhecido álbum seriado em HANSENÍASE, conhecido material de divulgação em hanseníase e nacionalmente conhecido.

 

HOMENAGEM À ZENAIDE, por Maria Leide

 

Conheci Zenaide, a partir de uma assessoria dela ao 1º material educativo em hanseníase, produzido pelo antigo setor de educação em saúde do MS, em 1985, por intermédio da educadora Darcy Valladares, quando eu estava na coordenação do Programa de Controle da Hanseníase, da SES-RJ . Depois, já diretora da Divisão Nacional de Dermatologia Sanitária-MS,  a convidei para integrar o grupo de trabalho de capacitação de profissionais de saúde, visando  a reestruturação do Programa Nacional de Hanseníase em 1986. Havia uma grande demanda, tendo em vista a expansão de serviços básicos e implantação da poliquimioterapia. O momento exigia que as capacitações deixassem de ser apenas em centros de referência para serem descentralizadas em todas as unidades federadas. Surgiram então os módulos de treinamento, e o 1º deles era dedicado ao estigma e educação em saúde. Zenaide liderou o treinamento em massa em SP, juntamente com o Dr Wagner Nogueira, na SES-SP, com apoio da Fundação Paulista contra a Hanseníase.

Nos anos noventa, a experiência de capacitação para as atividades de educação em saúde de SP foram levadas a outras secretarias de saúde. Zenaide sempre foi uma preceptora incansável, viajando pelo Brasil, para atender a essas demandas. O álbum seriado produzido por ela, na Fundação Paulista, é utilizado em  todos os estados brasileiros.

Um exemplo que essa grande profissional de saúde nos dá e me enternece sempre é a manutenção de sua motivação e entusiasmo para o trabalho em hanseníase, mesmo após a sua aposentadoria compulsória. Nunca estive em um congresso de hanseníase brasileiro em que não topasse com ela correndo entre uma apresentação e outra, ás vezes até com problemas de saúde.

Zenaide merece nosso agradecimento carinhoso e reconhecimento, por ser uma grande profissional de saúde e das mais atuantes, no Programa Nacional de Controle da hanseníase do Brasil.                          

            Maria Leide W. de Oliveira

 (Serviço de Dermatologia, FM/UFRJ)