Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

Sociedade Brasileira de Hansenologia elege Claudio Salgado para a Presidência

Data de publicação: 14/11/2017

 

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) comemorará seus 70 anos sob a presidência do médico paraense Cláudio Salgado. Ele foi eleito para a gestão 2018-20 e assume dia 1° de janeiro de 2018. A nova diretoria foi eleita durante o 14° Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado pela SBH, em Belém (PA).

Salgado é médico dermatologista, professor na Universidade Federal do Pará, doutor em Imunologia da Pele pela Universidade de Tóquio/Japão, hansenólogo e, até 31 de dezembro de 2017, vice-presidente da SBH.

Compõem a nova diretoria: Marco Andrey Cipriani Frade (SP) como vice-presidente, Jaci Maria Santana (PE) como secretária geral, José Augusto Nery (RJ) como primeiro secretário, Letícia Maria Eidt (RS) como segunda secretária, Helena Barbosa Lugão (SP) como tesoureira geral, Maria Aparecida Milanez Morgado de Abreu (SP) como primeira tesoureira, Kazuê Narahashi (RO) como segunda tesoureira, Isabela Maria Bernardes Goulart (MG) como diretora científica e Maria Ângela Bianconcini Trindade (SP) como diretora de ensino.

No discurso de posse, Claudio Salgado reafirmou o compromisso de fortalecer a SBH e o papel da entidade na sociedade brasileira. A SBH atua em várias frentes: promove treinamento e capacitação de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, cirurgiões dentistas etc.) em todo o Brasil, especialmente em regiões de alta endemicidade para a hanseníase; é a responsável pela realização do exame para obtenção do certificado de área de atuação em Hansenologia; atua junto ao Ministério da Saúde no desenvolvimento de políticas públicas de combate e conscientização sobre a hanseníase e, desde o início de 2017, abriu um novo canal de comunicação com o lançamento da Campanha Nacional “Todos Contra a Hanseníase”, uma estratégia de comunicação com a comunidade para conscientizar a população sobre a doença. A campanha conta com cartilha educativa, o mascote Profi que é um porta-voz da SBH para ações educativas em escolas, empresas, clubes de serviço, associações sindicatos etc., além de comercial de rádio e TV e divulgação em redes sociais.

35 novos hansenologistas

O Brasil ganhou mais 35 hansenologistas – médicos certificados para atuação na área de Hansenologia. O exame foi realizado pela SBH e Associação Médica Brasileira (AMB) dia 8 de novembro de 2017.

A SBH estima que atualmente existam menos de 200 médicos hansenólogos atuantes no Brasil e alerta: “A redução da prevalência da hanseníase no país, apontada pelos números oficiais, representa diminuição da busca ativa de casos e escassez de investimento na capacitação de recursos humanos para o diagnóstico precoce da doença e não propriamente consequência de real controle da endemia e quebra da cadeia de transmissão do bacilo”. O Brasil ocupa o 2° lugar dentre os países com mais casos de hanseníase, ficando atrás da Índia. A SBH alerta para o alto número de crianças com hanseníase menores de 15 anos.

Podem atuar como hansenologistas os médicos das seguintes áreas e que tenham obtido o certificado de atuação no exame promovido pela SBH e AMB: neurologia, dermatologia, medicina preventiva social e administração em saúde, medicina da família e comunidade, clínica médica ou infectologia. O exame é realizado a cada três anos, paralelamente à programação do Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado também a cada três anos. Porém, o 15° Congresso da SBH, que seria realizado em 2020, será antecipado para 2018, como parte da programação de 70 anos da entidade. Na oportunidade, também será realizado novo exame para obtenção de certificado de atuação na área de Hansenologia.

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve