Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

Sociedade Brasileira de Hansenologia alerta para necessidade de conscientização

Data de publicação: 04/08/2015

 

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), que tem sede em Ribeirão Preto, alerta para a importância da conscientização da população sobre a doença.  O município foi eleito pelo Ministério da Saúde com prioritário na Campanha Nacional de Hanseníase, que acontece entre os dias 10 e 14 de agosto de 2015.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevalência da doença deve ser controlada para até 1 caso para cada 10.000 habitantes. No Brasil, esse número chega a 1,42 caso para 10.000 habitantes. O estado de São Paulo tem a doença controlada em 0,5/10.000. E em Ribeirão Preto a prevalência é de 1,65/10.000.

Ribeirão Preto aderiu e vai desenvolver a campanha em duas escolas de Bonfim Paulista – Escola Estadual Profa. Cordelia Ribeiro Ragozzo e Escola Estadual Francisco da Cunha Junqueira – que funcionam nos períodos da manhã e tarde, somando cerca de 1.200 alunos de 5 a 14 anos de idade (1° a 9° ano do ensino fundamental). A Vigilância Epidemiológica vai fazer busca ativa de casos.

Em 2013 foram diagnosticados 94 casos novos em Ribeirão Preto e, em 2014, foram 87 casos novos.

SBH
A SBH é apoiadora da Campanha Nacional e, desde 1947 trabalha para erradicar a doença no Brasil. É a realizadora do Simpósio Brasileiro de Hansenologia e do Congresso Brasileiro – este acontece a cada três anos. São os únicos eventos no país que tratam especificamente do tema e atendem a uma rede de profissionais da saúde que inclui: médicos das áreas de dermatologia, infectologia, clínica médica, neurologia, ortopedia, oftalmologia, medicina da família e comunidade, medicina preventiva e social, além de profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, história, biomedicina e alunos de graduação. A SBH é a responsável pela aplicação da prova teórico-prática para obtenção do certificado de área de atuação em hansenologia para médicos. As provas são realizadas a cada três anos, durante o congresso da entidade.

A SBH é presidida por Marco Andrey Cipriani Frade, dermatologista pela SBD-AMB (Sociedade Brasileira de Dermatologia-Associação Médica Brasileira) e hansenologista pela SBH-AMB, coordenador de Residência Médica de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (HCFMRP-USP), coordenador do Centro de Referência em Dermatologia Sanitária - Hanseníase - HCFMRP-USP.

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve