Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

SBH ministra curso sobre hanseníase no Vale do Sambito e Chapada das Mangabeiras

Data de publicação: 22/09/2015

 

Ação no interior do Piauí inclui aulas teóricas e práticas para médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), com apoio do CNRDHans (Centro Nacional de Referência em Dermatologia Sanitária com ênfase em Hanseníase), está ministrando o curso “Atualização Clínica no Diagnóstico, Tratamento, Reações e Recidiva em Hanseníase”, nos municípios dos territórios Vale do Sambito e Chapada das Mangabeiras, interior do Piauí.

A ação conta com a presença do presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade, e o médico Fred Bernardes, também da SBH, e iniciou em Elesbão Veloso, um dos municípios do território Vale do Sambito, a 150 quilômetros da capital Teresina. As aulas teóricas aconteceram no auditório do Palácio Municipal Gonçalo Gomes, nos dias 21 e 22 de setembro.  As aulas práticas aconteceram na Unidade Básica de Saúde Piçarra para oito médicos, um dentista, nove enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, 13 agentes comunitários de saúde e um assistente social. A solenidade de abertura contou com apresentação da orquestra da cidade executando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Elesbão Veloso.

Nesta quarta, 23, os médicos seguem viagem até Corrente, município do território Chapada das Mangabeiras, distante 900 quilômetros de Teresina, onde também ministram aulas teóricas e práticas.

Segundo a SBH, no ano de 2014, o estado do Piauí teve 1.144 casos de hanseníase confirmados (81 crianças menores de 15 anos).

A SBH está preocupada com o alto índice de casos em pacientes menores de 15 anos de idade. “Embora os números oficiais demonstrem redução da prevalência da hanseníase no país, o contínuo e elevado número de casos novos detectados, mais de 30 mil/ano, a heterogeneidade desses índices dentre as regiões do país, o número de crianças menores de 15 anos com a doença são indicadores que nos colocam em alerta quanto à realidade endêmica no Brasil. Além disso, inserções de busca ativa de casos novos por profissionais filiados à SBH de todo o país têm demonstrado percentuais de casos novos elevados, mesmo em regiões com indiciadores de controle da endemia já alcançados há anos”, alerta o presidente da entidade.

SBH

É a realizadora do Simpósio Brasileiro de Hansenologia e do Congresso Brasileiro – este acontece a cada três anos. Em 2015, a oitava edição do simpósio acontece de 30 de outubro a 2 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. São os únicos eventos no país que tratam especificamente do tema e atendem a uma rede de profissionais da saúde que inclui: médicos das áreas de dermatologia, infectologia, clínica médica, neurologia, ortopedia, oftalmologia, medicina da família e comunidade, medicina preventiva e social, além de profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, história, biomedicina e alunos de graduação. A SBH é a responsável pela aplicação da prova teórico-prática para obtenção do certificado de área de atuação em hansenologia para médicos. As provas são realizadas a cada três anos, durante o congresso da entidade.

A entidade é presidida por Marco Andrey Cipriani Frade, dermatologista pela SBD-AMB (Sociedade Brasileira de Dermatologia-Associação Médica Brasileira) e hansenologista pela SBH-AMB, coordenador de Residência Médica de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (HCFMRP-USP), coordenador do Centro de Referência em Dermatologia Sanitária - Hanseníase - HCFMRP-USP.

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve