Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

SBH divulga documento da relatora Alice Cruz sobre impacto da Covid-19 sobre pessoas afetadas pela hanseníase

Data de publicação: 27/05/2020

 

Alice Cruz, relatora especial das Nações Unidas para a eliminação da discriminação contra pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares, divulga carta dirigida aos governos sobre o impacto da Covid-19 sobre as pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares. 

"Sou profundamente grata a todos os indivíduos e organizações que participaram das reuniões organizadas pelo Grupo de Trabalho da Parceria Global para Zero Hanseníase, especialmente às organizações nacionais e locais de pessoas afetadas pela hanseníase que estão liderando o apoio às pessoas afetadas, famílias e comunidades mais vulneráveis. Sou também grata aos meus colegas do referido grupo de trabalho. Tivemos uma reunião histórica com mulheres afetadas pela hanseníase, da qual saí com a firme convicção de que a chave para a sustentabilidade da eliminação da hanseníase e da discriminação que lhe está associada repousa nas organizações de base das pessoas afetadas. Todos devemos trabalhar mais para garantir uma resposta de baixo para cima às barreiras à saúde, bem-estar, inclusão e dignidade", disse a relatora.

"O Brasil ocupa o segundo lugar na lista de países com mais casos de hanseníase, mas a luta contra a doença é global. O trabalho que a Relatoria das Nações Unidas vem desenvolvendo é de extrema importância para alertar a sociedade sobre a necessidade de educação para o tema, políticas de controle da doença e atenção às pessoas atingidas pela hanseníase, que inclui, também, familiares dos doentes", comentou o presidente da SBH, Claudio Salgado. Segundo ele, é preciso que a sociedade esteja atenta e informada sobre a questão da hanseníase e saiba que a luta contra a doença passa pela eliminação da discriminação. "Não é aceitável que editais excluam pessoas afetadas pela doença das oportunidades de trabalho ou que escolas discriminem crianças, dentre tantas outras formas de discriminação ainda praticadas no Brasil e no mundo", alertou o presidente da SBH.

Leia documento da Relatoria das Nações Unidas na íntegra clicando AQUI. (versão original em inglês)
Para versão em português, tradução não oficial, clique AQUI.

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve