Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

Ribeirão Preto entra na campanha Todos Contra a Hanseníase da Sociedade Brasileira de Hansenologia

Data de publicação: 16/01/2019
Ribeirão Preto entra na campanha Todos Contra a Hanseníase da Sociedade Brasileira de Hansenologia
Logomarca e mascote da campanha

 

A partir desta quinta-feira, 17 de janeiro, a fachada do Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura Municipal, no centro de Ribeirão Preto, anoitecerá iluminada com a cor roxa em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase. A Prefeitura aderiu à campanha Todos Contra a Hanseníase, que há três anos é realizada em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH).

O município também terá uma grande ação na esplanada do Theatro Pedro II, cartão postal localizado no Centro da cidade, no dia 26 de janeiro, Dia Mundial de Combate à Hanseníase, com equipe da Vigilância Epidemiológica, hansenologistas ligados à SBH e residentes da Faculdade de Medicina-USP, que farão atendimento de casos suspeitos de hanseníase, com o Dr. Móvel (programa de atendimento médico ambulante). A ação acontecerá das 8h às 12h. O evento terá a presença do Profi, mascote da campanha que tem participado de ações educativas sobre a hanseníase em todo o país, e tem apoio do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária – Hanseníase, do Hospital das Clínicas (CRNDS-Hansen) e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

“Ribeirão Preto é uma vitrine para nossa campanha e esperamos atuar, durante todo o ano, com o município, em ações permanentes de conscientização e busca ativa de casos da doença”, comemora Claudio Salgado, presidente da SBH, dermatologista e hansenólogo, doutor em Imunologia da Pele pela Universidade de Tóquio.

“Será uma oportunidade de levar esclarecimentos à população e fazer avaliação de casos suspeitos. “Esperamos atender um número grande de pessoas, com essa ação conjunta entre município, serviços de saúde, universidade e voluntários”, explica a médica hansenóloga da Secretaria Municipal de Saúde e diretora da SBH, Helena Lugão.

Hanseníase
A hanseníase é uma doença que tem cura e tratamento gratuito em todo o Brasil. O paciente pode apresentar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele e pode ter perda ou diminuição de sensibilidade à dor, ao fio e calor e também ao toque.

O Brasil é o 2°. país com mais casos da doença. Perde para a Índia. Segundo o presidente da SBH, o Brasil tem uma endemia oculta da doença. “A hanseníase é uma doença de difícil diagnóstico. No Brasil, o diagnóstico ainda é tardio e acontece, em inúmeros casos, quando o paciente já apresenta sequelas irreversíveis e incapacitantes. Em várias regiões brasileiras, onde houve capacitação das equipes de atenção básica à saúde, as notificações aumentaram, daí o alerta da Sociedade Brasileira de Hansenologia para a importância de ações de conscientização da população, treinamento de profissionais de saúde e busca ativa de casos”, Ressalta Salgado.

Por ano, são registrados cerca de 30 mil casos de hanseníase no país, número similar às notificações anuais de AIDS ou HIV. Mas a SBH sustenta que os números reais sejam cerca de cinco vezes maiores e que falta diagnóstico.

Ribeirão Preto

“Desde o ano passado, estamos intensificando os treinamentos com o curso Hanseníase na Atenção Básica, envolvendo aulas teóricas e práticas realizadas nas unidades de saúde, fazendo busca ativa de casos suspeitos para prevenção e detecção precoce da doença, numa parceria com a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde”, explica Marco Andrey Cipriani Frade, vice-presidente da SBH e coordenador CRNDS-Hansen. O trabalho começou pela região oeste da cidade e, em 2019, será feito na região norte.

A partir desta quarta-feira, o vídeo-animação e a cartilha educativa da campanha “Todos Contra a Hanseníase” estarão disponíveis no site e redes sociais da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. “O enfrentamento à hanseníase depende, sensivelmente, de ações de esclarecimento para a população e pretendemos aproveitar o mês Janeiro Roxo e intensificar o trabalho durante o ano”, diz o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.

No Brasil

A campanha Todos Contra a Hanseníase é realizada há três anos em todo o país pela SBH e tem apoio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e concessionárias de rodovias que estão veiculando, durante todo o mês, mensagens de alerta em 352 painéis luminosos nas estradas, pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, concessionárias do Rio de Janeiro aderiram à campanha.

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve