Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

Deputado Welson Gasparini apresenta a campanha Janeiro Roxo em Assembleia Legislativa

Data de publicação: 22/12/2017

 

Em uma das sessões de dezembro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), o deputado estadual Welson Gasparini apresentou a iniciativa da Sociedade Brasileira de Hansenologia em enviar, para todo o Brasil, uma carta alertando e convidando empresas, veículos de comunicação e jornalistas a aderirem à campanha “Janeiro Roxo”. Veja o discurso do parlamentar na íntegra:

"Exmo Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados: a Sociedade Brasileira de Hansenologia está enviando, em todo o Brasil, uma carta alertando e convidando empresas, veículos de comunicação e jornalistas a aderirem à campanha “Janeiro Roxo” , mês dedicado à  conscientização sobre essa doença.

Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas sobre a hanseníase.  A hanseníase, vamos explicar... antigamente, o nome dessa doença era lepra mas,  por motivo muito justo,  foi mudado porque criava até certo preconceito quando uma pessoa dizia “estar com lepra” ou “leprosa”. A hanseníase - isto  é importante entendermos - a antiga lepra, coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos, atrás apenas da Índia.

A Sociedade Brasileira de Hansenologia pediu a colaboração desta Assembleia Legislativa e eu me comprometi com a entidade  usar  desta tribuna e todas as possibilidades junto com os companheiros para ser porta-voz da atuação da Sociedade Brasileira de Hansenologia, ora pedindo um esforço nacional dos formadores de opinião e veículos de comunicação para divulgarem a campanha e informações sobre a doença, além de adotarem o laço roxo em seus canais de comunicação.

A Sociedade Brasileira de Hansenologia é uma entidade médica,  completando 70 anos no próximo 2018, responsável pela certificação dos médicos hansenologistas do País e pelo lançamento, em 2016, da campanha nacional “Todos Contra a Hanseníase”, envolvendo cartilha educativa, spots de rádio e vídeo já implantados em vários municípios brasileiros.

Ela disponibiliza,  eletronicamente,  a cartilha educativa e o vídeo para serem exibidos em reuniões, palestras, semanas internas de prevenção de acidentes, de aulas etc. As empresas ou veículos de comunicação que quiserem disponibilizar a cartilha em seus sites e redes sociais podem personalizá-la com logomarca na capa. A mascote da campanha, chamada de “Profi”, pode participar de ações educativas. A Sociedade Brasileira de Hansenologia disponibiliza seu departamento de marketing para auxiliar na viabilização de ações educativas para a campanha “Janeiro Roxo 2018”.

A hanseníase,  vale lembrar, é uma doença transmitida por um bacilo. O tratamento é gratuito em todo o Brasil e dura de seis meses a um ano. Esperamos que, principalmente,  os grupos de comunicação dêem um amparo maior a esta campanha da Sociedade Brasileira de Hansenologia. Eu gostaria de aproveitar os instantes finais do momento que estou aqui na tribuna no Pequeno Expediente para reiterar  um apelo a todos os colegas aqui da Assembleia Legislativa de São Paulo: não importa o partido, importa é ser gente do bem, querendo  o progresso no nosso País. Nós estamos vivendo uma das piores crises de todo o passado de nosso País. Agora, nós não sentimos a união daquelas pessoas de boa vontade que querem mudar a situação. São mais de 13 milhões de brasileiros, dos quais muitos estão passando fome,  batendo às portas das empresas e não conseguindo uma vaga para trabalhar, que é o mínimo direito de uma pessoa: o de ganhar, com o trabalho,  o seu sustento e o da sua família.

Como dizia Luther King: “onde estão os justos?”. Onde estão os bons, que só ficam falando mal, uns dos outros, criticando os defeitos dos concorrentes e dos adversários? Vamos dar as mãos, uns aos outros, e discutir com bastante profundidade quais são os rumos que o Brasil pode tomar para termos justiça, desenvolvimento e paz.

Faço ainda um apelo ao povo em geral: vamos reagir! No próximo ano, há eleições. Escolha nomes que tenham quatro qualidades fundamentais: honestidade, capacidade, idealismo e coragem. Se escolhermos representantes para o Congresso Nacional e para as Assembleias Legislativas que tenham esses valores de vida, certamente, a nova classe política a ser  eleita dará caminhos justos para o nosso país. Tenho a certeza de que há muita gente boa que vai se dispor a ingressar na política, dando novos rumos à administração pública do nosso país.

Sr. Presidente:  solicito que cópias do meu pronunciamento sobre a hanseníase e sobre a campanha a ser desenvolvida no mês de janeiro sejam enviadas ao governador Geraldo Alckmin, que é médico, e ao secretário da Saúde David Uip, para o governo do Governo do Estado entrar efetivamente nessa campanha, para combater a antiga lepra, agora conhecida como  hanseníase. A Saúde agradecerá a atenção do nosso governo".

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve