Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

Consulta pública CONITEC

Data de publicação: 05/11/2018

 

A consulta pública aberta pela CONITEC para incorporação da clofazimina no esquema paucibacilar está aberta na CONITEC até esta 2a feira, 5 de novembro de 2018. O formulário é pequeno e pode ser respondido rapidamente.

A SBH já se posicionou contrária à incorporação. Como vocês podem ver na nossa posição, o relatório da CONITEC é, infelizmente, muito fraco. Inicialmente, a CONITEC abriu a chamada pública com a pergunta errada, ao contrário do que estava no relatório. Enquanto o relatório conclui pela incorporação, a pergunta na consulta pública dizia que a CONITEC era contrária. Reclamamos oficialmente, claro, e pedimos a anulação para recomeçar, o que não foi feito. Simplesmente mudaram a pergunta no meio da consulta, o que indica o seguinte, é possível que algumas pessoas tenham sido induzidas ao erro nos dois primeiros dias de consulta, simplesmente porque a pergunta estava ao contrário.

Mas o problema é maior. Na resposta da SBH à consulta pública, escrevemos: Ainda na página 17, e ainda em efeitos adversos, o relatório comete um erro crasso. Dizemos isso porque compromete a interpretação de quem o está lendo, para tecer as suas próprias conclusões. Está escrito: “As reações adversas raras (frequência de ocorrência menor que 1%) são pigmentação da pele em tom de rosa a preto acastanhado, ictiose, pele seca,”... citando ao final do parágrafo, “Novartis, 2016”, referência que nos leva à bula do lamprene, nome comercial da clofazimina. E o que está escrito lá? Transcrevemos aqui ipsi litteris: “Adverse Reactions Occurring In More Than 1% of Patients. Skin: Pigmentation from pink to brownish-black in 75% to 100% of the patients within a few weeks of treatment; ichthyosis and dryness (8% to 28%)”. Ou seja, também inverteram os efeitos colaterais... É grave!

Quem quiser se manifestar, estará aberta a consulta até esta 2a feira, 5/11/2018.

Claudio Salgado
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CONSULTA PÚBLICA DO CONITEC  (Número 64 (3a da lista)

CLIQUE AQUI PARA LER O POSICIONAMENTO DA SBH 

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve