Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

Biblioteca Virtual em Saúde Hanseníase tem novo portal

Data de publicação: 30/01/2020

 

A Biblioteca Virtual em Saúde Hanseníase, criada em 2007 por iniciativa do Instituto Lauro de Souza Lima, em cooperação com  a BIREME/OPAS/OMS  e com o respaldo das instituições nacionais e internacionais com maior expertise na área, é uma BVS temática cujo objetivo é reunir, organizar e disseminar a produção científica e técnica produzida, colaborando com ações no desenvolvimento de estudos e pesquisa que contribuam para a preservação da história, prevenção e tratamento da Hanseníase, oferecendo informação atualizada e qualificada para a população.

Em 2019, um novo compromisso foi firmado entre as instituições quem compõem o Comitê Consultivo da BVS Hanseníase, a partir da premissa de que o acesso equitativo à informação e o conhecimento científico e técnico é condição essencial para melhorar as condições de saúde e aumentar a qualidade de vida dos indivíduos e da comunidade.

Como resultado desse trabalho, está sendo lançado o novo portal da BVS Hanseníase, desenvolvido em parceria entre o Instituto Lauro de Souza Lima e BIREME/OPAS/OMS e apoiado pelo Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Hansenologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Federação Internacional de Associações Contra Hanseníase – ILEP, Programa Regional de Hanseníase – OPAS, Fundação Alfredo da Mata, DAHW Brasil e Universidade Federal de Uberlândia.

Além da interface moderna e intuitiva, a BVS Hanseníase passa a oferecer novos serviços e fontes de informação. As principais revistas sobre o tema estão disponíveis de forma facilitada com acesso ao texto completo e foi integrado ao portal o conteúdo sobre hanseníase da MedLine, a maior base de dados do Pubmed, assim a BVS passa oferecer aos seus usuários acesso a mais de 39.000 registros sobre hanseníase. Na área “Temas” o usuário terá acesso a resultados de estratégias de busca avançada, aplicadas às bases de dados da BVS Hanseníase, criadas com o objetivo de facilitar e direcionar a pesquisa, oferecendo um recorte sobre o tema pesquisado. 

Visando atender à comunidade, foi criada uma área chamada “Cantinho do Cidadão” onde o usuário poderá ter acesso a diversos conteúdos selecionados de instituições reconhecidas na área com linguagem simples para facilitar o entendimento e promover a conscientização sobre a doença.

Espera-se que este novo impulso contribua para acabar com a discriminação e estigma social que sofreram os doentes e suas famílias até a descoberta do tratamento e cura para a doença. Além disso, o intercâmbio rápido de informação clínica e epidemiológica oportuna e confiável, amplamente acessível a acadêmicos, técnicos e população em geral, certamente será fator relevante para consolidar o processo em curso de eliminação da hanseníase como problema de saúde pública, abrindo caminho para a erradicação da endemia em todo o mundo.

Claudio Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, comenta que a iniciativa é essencial para intercâmbio de informações de valor entre profissionais de saúde, estudantes, autoridades e interessados. “O conhecimento é a fonte das transformações e o novo portal certamente terá papel significativo na luta incansável para a busca do controle da hanseníase”.

Para mais informações, acesse https://hansen.bvs.br.

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve