Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
sala de imprensa » releases

Biblioteca Padre Euclides promove palestra “Todos contra a hanseníase”

Data de publicação: 18/01/2022
Biblioteca Padre Euclides promove palestra “Todos contra a hanseníase”

 

A centenária Biblioteca Padre Euclides, de Ribeirão Preto, promove palestra com o médico dermatologista e hansenólogo Fred Bernardes Filho, da Medclin/Clínica de Especialidades da Beneficência Portuguesa. O evento será no auditório da biblioteca para 50 pessoas, na quinta-feira, 27/1, às 19h.

A palestra integra as ações da campanha “Todos contra a hanseníase”, promovida pela SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia durante o ano todo, em todo o país, mas que tem ênfase no primeiro mês do ano, conhecido como Janeiro Roxo, dedicado à conscientização sobre a hanseníase.

O Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo em coeficiente de detecção, ou seja, diagnóstico de novos casos de hanseníase em relação ao número de habitantes, e é o segundo país – perde apenas para a Índia – em número absoluto de casos porque o país asiático é um dos mais populosos do mundo.

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, transmitida pelo Bacilo de Hansen por vias aéreas superiores (espirro, tosse) e de pessoa doente para pessoa saudável. Porém, para adoecer, é preciso o convívio muito próximo e por muito tempo.

O bacilo afeta os nervos e a pessoa pode não sentir ou ter diminuição de sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e calor, pode apresentar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, sentir formigamentos ou fisgadas pelo corpo. O médico avalia os sinais e sintomas em exames clínicos e pode pedir exames complementares. O tratamento é gratuito por seis meses (para pacientes com poucos bacilos) ou 12 meses (para pacientes em estágio mais avançado da doença, com muitos bacilos). A doença tem cura.

“A questão da hanseníase é mais um dos temas carregados de preconceito e é papel da sociedade civil debater e multiplicar informação esclarecedora. Neste cenário, além do cultivo à leitura, as bibliotecas têm um novo papel, que é trabalhar temáticas sociais e que estão permeando as redes sociais, o noticiário e o debate nacional”, diz Fatu Antunes, diretora da Biblioteca Padre Euclides.

“O debate vem em boa hora porque a cidade de Ribeirão Preto é, hoje, o município com mais casos de hanseníase no Estado de São Paulo. É bom lembrar que isso é positivo porque a doença está em nossa sociedade faz muito tempo. E faz muito tempo que a Sociedade Brasileira de Hansenologia vem alertando autoridades sobre uma endemia oculta de hanseníase no Brasil. Isso quer dizer que há milhares de doentes sem diagnóstico e, por consequência, sem tratamento, transmitindo o bacilo. Com o aumento de diagnósticos e a conscientização, conseguimos caminhar para o controle da doença”, explica o hansenólogo Fred Bernardes Filho.

A Bilioteca Padre Euclides distribuirá exemplares impressos da nova edição da cartilha Todos contra a hanseníase.

Agenda
Palestra Todos contra a hanseníase
Local: Biblioteca Padre Euclides – Rua Visconde de Inhaúma 490, 1º andar
Data: 27/1
Horário: 19h
A palestra será transmitida ao vivo:
Facebook @sbhansenologia @todoscontraahanseniase
Instagram  @biblioteca.padre.euclides

Veja também

Marketing e Assessoria de Imprensa

 

Texto & Cia Comunicação

 

Endereço: Rua Galileu Galilei 1800 cj 04 - Jardim Canadá
CEP 14020-620
Ribeirão Preto SP
Tel: 16 3234.1110 - 3916.2840

 

Atendimento:

Blanche Amancio
Daniela Antunes

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve