Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Sociedade Brasileira de Hansenologia aplica exame de certificação para médicos

Data de publicação: 28/08/2018

 

Brasil precisa de mais hansenologistas e de políticas de capacitação e treinamento permanentes para os profissionais de saúde, diz SBH

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), promove, no dia 14 de novembro, o exame de suficiência para os médicos que quiserem obter o “Certificado de Área de Atuação em Hansenologia”. O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase no mundo – atrás da Índia. Anualmente quase 30 mil novos casos são diagnosticados – número próximo aos casos novos de HIV/AIDS registrados anualmente. O Brasil ainda concentra 90% dos casos de hanseníase das Américas.

Ainda assim, a SBH alerta que o diagnóstico precoce da doença é baixo e os pacientes descobrem a hanseníase quando apresentam sequelas de vários graus, inclusive incapacitantes e irreversíveis. “O Brasil precisa de mais hansenologistas e de políticas de capacitação e treinamento permanentes para os profissionais de saúde, desde os agentes comunitários até os enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, e outros”, alerta o presidente da SBH, Claudio Salgado.

Podem pleitear a certificação como hansenólogo, médicos das seguintes áreas e que tenham título de especialista pelas respectivas sociedades: Clínica Médica, Dermatologia, Infectologia, Neurologia, Medicina Preventiva e Social, Medicina da Família e Comunidade.

A prova será realizada na Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP), no dia 14 de novembro de 2018. No período da manhã (9h às 12h) será realizada a prova teórica e no período da tarde (14h às 17h) será a prova prática.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet no site: http://www.sbhansenologia.org.br/congresso2018/prova-titulo no período de 10 de setembro a 31 de outubro.

AGENDA
Prova para obtenção de certificado na área de atuação em Hansenologia
Data:
14 de novembro
Local: FESP (Instituto Vinte de Maio Quadra 405 Sul, Avenida LO 09, HM 06, Lote 11, s/n - Plano Diretor Sul, Palmas-TO)
Prazo inscrições: 1° setembro a 31 outubro/2018
Inscrições: exclusivamente pela internet www.oxfordeventos.com.br/hansenologia2017/prova_titulo.php

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve