Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Simpósio de Hansenologia oferece curso gratuito sobre feridas

Data de publicação: 02/09/2015

 

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), realizadora do Simpósio Nacional e Congresso Nacional de Hansenologia, oferece o curso “Úlcera e cicatrização”, durante o 8° simpósio, que será realizado de 30 de outubro a 2 de novembro, em São Paulo.

O curso terá como palestrantes as enfermeiras estomaterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Ana Maria Amato Bergo e Soraia Rizzo. Como coordenadoras do curso, a SBH convidou a coordenadora do Programa de Hanseníase do Estado de São Paulo, Mary Lise Carvalho Marzliak, e a enfermeira do Programa de Hanseníase do Estado de São Paulo, Tanya Eloise Lafratta.

O curso será dia 30 de outubro, das 8h às 18h, com 80 vagas, no Auditório do Instituto Adolfo Lutz (Av. Dr. Arnaldo, 351/355 - 2º andar), e é dirigido a enfermeiros e médicos e apresentará orientação atualizada e treinamento para os cuidados com feridas.

O tratamento de feridas em pacientes com hanseníase exige cuidados especializados  e é possível a cura total das feridas se o tratamento for seguido com rigor. No Brasil, as feridas representam um sério problema de saúde pública. Há um número considerável de pessoas com alterações na integridade da pele e, naesses casos, as patologias que acometem o sistema nervoso periférico, como a hanseníase, destacam-se com o maior número de casos.

A hanseníase é uma doença endêmica no Brasil, com índice de prevalência de 1,42 casos para cada grupo de 10.000 habitantes. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é considerada controlada quando esse índice atingir a casa de 1/10.000.

O presidente da SBH, médico dermatologista Marco Andrey Cipriani Frade, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, alerta para a importância da disseminação de informações sobre a doença. “Os públicos de interesse não são exclusivamente os profissionais especializados em Hansenologia. São públicos de interesse os professores, os educadores em geral, pais, médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde de várias áreas que devem ter informações essenciais sobre a hanseníase para que possam alertar alunos, parentes, pacientes a procurarem os serviços especializados”, ressalta.

Segundo o presidente da SBH, um dos maiores problemas da proliferação da doença é o esquecimento da sociedade em relação a ela.

8° Simpósio Brasileiro de Hansenologia

De 30 de outubro a 2 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a SBH realiza a oitava edição de seu simpósio. O tema deste ano é “Ações para diagnóstico precoce e/ou oportuno da hanseníase”.

A SBH está preocupada com o alto índice de casos em pacientes menores de 15 anos de idade. “Embora os números oficiais demonstrem redução da prevalência da hanseníase no país, o contínuo e elevado número de casos novos detectados, mais de 30 mil/ano, a heterogeneidade desses índices dentre as regiões do país, o número de crianças menores de 15 anos com a doença são indicadores que nos colocam em alerta quanto à realidade endêmica no Brasil. Além disso, inserções de busca ativa de casos novos por profissionais filiados à SBH de todo o país têm demonstrado percentuais de casos novos elevados, mesmo em regiões com indiciadores de controle da endemia já alcançados há anos”, alerta o presidente da entidade.

SBH

É a realizadora do Simpósio Brasileiro de Hansenologia e do Congresso Brasileiro – este acontece a cada três anos. São os únicos eventos no país que tratam especificamente do tema e atendem a uma rede de profissionais da saúde que inclui: médicos das áreas de dermatologia, infectologia, clínica médica, neurologia, ortopedia, oftalmologia, medicina da família e comunidade, medicina preventiva e social, além de profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, história, biomedicina e alunos de graduação. A SBH é a responsável pela aplicação da prova teórico-prática para obtenção do certificado de área de atuação em hansenologia para médicos. As provas são realizadas a cada três anos, durante o congresso da entidade.

A entidade é presidida por Marco Andrey Cipriani Frade, dermatologista pela SBD-AMB (Sociedade Brasileira de Dermatologia-Associação Médica Brasileira) e hansenologista pela SBH-AMB, coordenador de Residência Médica de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (HCFMRP-USP), coordenador do Centro de Referência em Dermatologia Sanitária - Hanseníase - HCFMRP-USP.

8° Simpósio Brasileiro de Hansenologia
Curso
: Úlcera e cicatrização – Sociedade Brasileira de Hansenologia
Quando: 30/10 – 8h às 18h
Inscrições: R$ 110 (até 14/9) – R$ 120 (até 30/9)
Local: Auditório do Instituto Adolfo Lutz (Av. Dr. Arnaldo, 351/355 - 2º andar) 
Informações: www.oxfordeventos.com.br/hansenologia2015

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve