Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Simpósio da Sociedade Brasileira de Hansenologia debate ações para diagnóstico precoce

Data de publicação: 07/07/2015

 

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) reúne especialistas no 8° Simpósio Brasileiro de Hansenologia para discutirem sobre ações para diagnóstico precoce e/ou oportuno da hanseníase. O evento será realizado de 30/10 a 2/11 no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade, alerta para o contínuo e elevado número de novos casos detectados – são mais de 30 mil ao ano. “A heterogeneidade desses índices dentre as regiões do país e o número de crianças menores de 15 anos com a doença são indicadores que nos colocam em alerta quanto à realidade endêmica no Brasil”, explica.

Segundo a SBH, é grande a dificuldade de diagnosticar a doença, baseado essencialmente na clÍnica, o que deixa inseguros os profissionais do campo. Estes enfrentam problemas como ausência de testes diagnósticos capazes de identificar as formas paucibacilares da doença (que apresentam poucos bacilos), a dificuldade de estabelecimento das alterações cutâneo-neurológicas da sensibilidade, disfunções do sistema nervoso autônomo (disautonomias) e alterações da força muscular. Por isso, a SBH defende o treinamento contínuo dos profissionais.

Sobre a SBH

A Sociedade Brasileira de Hansenologia foi fundada em 1948. É a realizadora do Simpósio Brasileiro de Hansenologia e do Congresso Brasileiro – este acontece a cada três anos. São os únicos eventos no país que tratam especificamente do tema e atendem a uma rede de profissionais da saúde que inclui: médicos das áreas de dermatologia, infectologia, clínica médica, neurologia, ortopedia, oftalmologia, medicina da família e comunidade, medicina preventiva e social, além de profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, história, biomedicina e alunos de graduação.

A SBH é a responsável pela aplicação da prova teórico-prática para obtenção do certificado de área de atuação em hansenologia para médicos. As provas são realizadas a cada três anos, durante o congresso da entidade.

O 8° Simpósio terá também cursos práticos, conferências, mesas-redondas, apresentações de temas livres e pôsteres.

Agenda
8° Simpósio Brasileiro de Hansenologia
Data: 
30/10 a 2/11 
Local: Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo
Endereço: Av. Rebouças 600 – Pinheiros/SP
Programação: em breve

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve