Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Profi visita HC Criança

Data de publicação: 25/01/2017
Profi visita HC Criança
Mascote da campanha Todos Contra a Hanseníase com pacientes do HC Criança

 

O mascote da campanha educativa sobre hanseníase, apelidado de Profi, fará uma surpresa para crianças nesta quinta-feira

A campanha Janeiro Roxo – Todos Contra a Hanseníase acontece, nesta quinta-feira, 26, no HC Criança, em Ribeirão Preto. Desta vez, o mascote Profi, personagem da campanha educativa da Sociedade Brasileira de Hansehologia (SBH), visita os pacientes do hospital. O boneco vai distribuir cartilhas educativas, editadas pela SBH, para pacientes e acompanhantes.

Em Ribeirão Preto, a campanha é coordenada pela SBH em conjunto com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Centro de Referência em Dermatologia Sanitária - Hanseníase - HCFMRP-USP, Grupo de Autocuidados em Hanseníase do Hospital das Clínicas, Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas e Liga de Hanseníase da Escola de Enfermagem da USP-Ribeirão Preto.

Agenda

As cartilhas serão distribuídas nos horários de maior circulação de público no HC – das 7h às 8h e das 12h às 13h nos seguintes locais:

  • 5ª feira dia 26/1 – HC Criança
  • 6ª feira dia 27/1 – portaria do Ambulatório

A doença

Hanseníase é transmitida por um bacilo e tem cura. O tratamento é gratuito em todo o Brasil e dura de 6 meses (para casos de pacientes com poucos bacilos) a 1 ano (pacientes com muitos bacilos). A doença se manifesta com manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele com perda ou diminuição de sensibilidade ou força para segurar objetos, por exemplo. É a doença infecciosa que mais cega. O tratamento cura totalmente, mas não reverte as sequelas.

Cor Roxa

Os laços de fita com cores simbólicas são usados em campanhas educativas de saúde há muitos anos. A ideia começou com a AIDS, que usa o laço vermelho, na década de 1990. Em 2016, o Ministério da Saúde consolidou a cor roxa para a campanha de hanseníase.

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve