Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia conclama sociedade civil

Data de publicação: 31/10/2015
Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia conclama sociedade civil

 

Em discurso proferido no início da noite desta nesta sexta-feira, 30/10, no Centro de Convenções Rebouças, Marco Andrey Cipriani Frade, presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) conclamou a sociedade civil para a luta contra a desinformação sobre a hanseníase, doença endêmica no Brasil. O discurso abriu oficialmente o 8° Simpósio Brasileiro de Hansenologia, que acontece até dia 2 de novembro, em São Paulo.

A hanseníase coloca o Brasil no segundo lugar entre os países com maior índice de prevaência - atrás da India. Segundo Marco Andrey, a desinformação e o esquecimento da doença colaboram para o aumento dos casos. Mais de 30 mil casos novos são diagnosticados a cada ano e a preocupação da SBH é o alto índice de casos novos em crianças menores de 15 anos.

Segue a íntegra do discurso. 

"É sempre com orgulho que realizamos o Simpósio da SBH. E também é com o mesmo orgulho que vamos ao interior do país, nos unimos aos profissionais, aos estudantes, pesquisadores, agentes comunitários, pacientes e comunidades envolvidas na luta contra a hanseníase.

Nossa luta, na verdade, é contra a desinformação.

Neste cenário, é importante – e de muita responsabilidade – o papel da SBH, e de cada um de nós, se pensarmos que nossas ações têm de ser estratégicas. E, entre erros e acertos, inerentes a todo processo, temos de conseguir! Não há outro caminho.

No balanço do último ano, destacamos algumas ações que têm contribuído para por em prática e tornar realidade nossa filosofia de trabalho, como:

  • realizamos ações em vários estados, promovendo atualização profissional e busca ativa de casos;
  • lançamos um boletim de notícias para compartilhar informações, mas, especialmente, para incrementar o debate;
  • profissionalizamos o perfil da Fan Page na rede social Facebook, atuando em duas frentes: a divulgação da SBH e a divulgação de orientações à população;
  • firmamos novas parcerias que possibilitaram a realização de cursos pelo interior do país ;
  • incrementamos ações de busca ativa de casos;
  • contratamos assessoria de comunicação e imprensa para divulgar as ações desenvolvidas pela SBH em notícias na imprensa e, especialmente, conquistar os jornalistas para a luta contra a desinformação;
  • conseguimos doador – pessoa física – que arcará com todo o sistema de informática e novo site que será lançado em 2016.

São várias as ações da SBH. E cada uma delas não pode ser desenvolvida isoladamente – é importante que tenham como essência a comunhão com nossa filosofia de trabalho. Afinal, se na história, a responsabilidade pelo controle das endemias ficava a cargo das instituições e profissionais da saúde, nos deparamos hoje com o desafio de fazer com que toda a sociedade civil assuma essa luta, cada um com suas devidas responsabilidades. E esta deve ser a nossa estratégia. O bem em si, na verdade, não existe. Ele está sempre por ser feito e, no que tange à hanseníase, só o conceito destruirá o preconceito!"

Marco Andrey Cipriani Frade
Presidente SBH

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve