Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Jardinópolis se mobiliza contra a hanseníase

Data de publicação: 16/03/2016

 

Município decide fazer campanha educativa após alerta da Sociedade Brasileira de Hansenologia – taxa de prevalência foi de 0,78 em 2014 para 4,43 em 2015

O município de Jardinópolis, com pouco mais de 37 mil habitantes, na região de Ribeirão Preto, iniciou nesta sexta-feira, 11/3, as reuniões de organização da campanha educativa de combate à hanseníase.

Há quatro meses, uma ação da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) em conjunto com a Prefeitura Municipal avaliou 135 pessoas e diagnosticou a doença em 15 adultos e crianças; ou seja, 11,11% de casos positivos no universo avaliado. Foram dois dias de busca ativa de casos na cidade e, na oportunidade, a SBH fez treinamento de profissionais da saúde para diagnóstico e tratamento da hanseníase.

A ação foi realizada porque o dermatologista Fred Bernardes, da SBH, identificou cinco doentes em consultas no Pronto Socorro de Jardinópolis. O município teve um incremento importante e impactante na sua taxa de prevalência de hanseníase de 0,78 em 2014 para 4,43 em 2015, sendo maior que a taxa do estado de São Paulo, que é de 0,8 casos por 10 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde considera não endêmica a região que tem prevalência menor que 1 caso por 10 mil habitantes.

Na última quarta-feira, 9 de março, a SBH encaminhou à Secretaria da Saúde de Jardinópolis o projeto SBH Educa para ser implantado no município. “O projeto consiste em ações de alerta e informação para toda a população, pois são os próprios doentes, os parentes, os professores, amigos e pessoas próximas os primeiros a identificarem manchas ou áreas dormentes suspeitas na pele”, explica o presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade. Segundo ele, o combate à doença depende fundamentalmente da conscientização da população.

Nesta sexta pela manhã, a enfermeira Monalisa Chaguri, da Vigilância Epidemiológica de Jardinópolis, reuniu-se com o presidente do Rotary Clube de Jardinópolis, José Eduardo Gomes, com objetivo de apresentar as estratégias da campanha SBH Educa e somar forças com a sociedade civil. “Com o aval da Secretaria da Saúde e orientação da secretária Renata Lucia Pires, vamos empreender um grupo de trabalho para mobilizar a comunidade e levar informação a todos os segmentos da população”, disse Monalisa.

Hanseníase

O Brasil regista cerca de 30 mil novos casos de hanseníase por ano – número semelhante ao da AIDS no país – e é o segundo no ranking mundial, logo após a Índia, que lidera a lista. A hanseníase é a doença infecciosa que mais cega. Hanseníase e diabetes são as maiores causadoras de feridas no Brasil, país em que as feridas são consideradas problema de saúde pública.

A SBH está preocupada com o alto número de pacientes menores de 15 anos com hanseníase, o que implica a incidência da doença entre os comunicantes – familiares, amigos etc.

SBH

A Sociedade Brasileira de Hansenologia foi fundada em 1947. É a realizadora do Simpósio Brasileiro de Hansenologia e do Congresso Brasileiro – este acontece a cada três anos. São os maiores eventos no país que tratam do tema no Brasil. A entidade é a responsável pela aplicação da prova teórico-prática para obtenção do certificado de área de atuação em hansenologia para médicos.  

A entidade é presidida por Marco Andrey Cipriani Frade, dermatologista pela SBD-AMB (Sociedade Brasileira de Dermatologia-Associação Médica Brasileira) e hansenologista pela SBH-AMB, professor associado de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), coordenador de Residência Médica de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (HCFMRP-USP), coordenador do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária - Hanseníase - HCFMRP-USP. 

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve