Para o topo
Sensibilidade sempre
/SBHansenologia
/todoscontraahanseniase

não é associado?
Botão Associe-se
Informação » Notícias

Começa a campanha Janeiro Roxo-Todos contra a hanseníase com alerta de especialistas para endemia oculta no Brasil

Data de publicação: 05/01/2023
Começa a campanha Janeiro Roxo-Todos contra a hanseníase com alerta de especialistas para endemia oculta no Brasil
O presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Claudio Guedes Salgado

 

Começa a campanha educativa “Todos contra a hanseníase” com ações por todo o Brasil. A SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia a realiza desde 2015, com ênfase no mês de janeiro. O primeiro Janeiro Roxo aconteceu em 2016, oficializado pelo Ministério da Saúde.

A hanseníase está na lista das doenças negligenciadas e o Brasil perde apenas para a Índia em número de casos. Porém, já ocupa o primeiro lugar em taxa de detecção, que alcançou 1,3 por 10 mil habitantes em 2019, antes da pandemia – houve acentuada queda de diagnósticos de novos casos desde 2020. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), acima de 4,0 o país entra na “situação hiperendêmica”. A taxa baixa de detecção é menos que 0,2 casos a cada 10 mil habitantes; a taxa média é de 0,2 a 0,9; e a alta de 1,0 a 1,9.

Segundo o dermatologista e hansenólogo Claudio Guedes Salgado, presidente da SBH, o Brasil vive um cenário que remete a um histórico de estigma e preconceitos institucional, profissional e da sociedade em geral contra as pessoas atingidas pela hanseníase e os familiares que convivem ou conviveram com a doença; falta de linhas de cuidado, fazendo com que os pacientes diagnosticados não tenham acesso ao sistema de saúde; ausência de novas drogas para tratamento, o que a caracteriza como uma doença negligenciada; a tentativa de diminuição do tempo de tratamento dos pacientes com os mesmos antibióticos usados há mais de 4 décadas, ignorando a capacidade bacteriana de se proteger para se manter viva; o uso indiscriminado de drogas imunossupressoras para o tratamento de “reações” que nunca cessam; o diagnóstico de outras doenças que podem, em algumas de suas fases, parecer com a hanseníase, dentre vários outros problemas.

O Brasil tem estrutura e tecnologia para fabricação de novas drogas, mais eficazes e de custo acessível para tratamento da hanseníase. O tratamento no Brasil é feito pelo SUS com a PQT-Poliquimioterapia, um coquetel de antibióticos usados há 40 anos. Por isso, é preocupante o índice de falência de tratamento (quando paciente o conclui, mas ainda tem bacilos vivos) e recidiva (volta da doença).

Número de casos

O Brasil, em média, registrava cerca de 30 mil novos casos por ano antes da pandemia, mas a SBH alerta que existem de três a cinco vezes mais casos sem diagnóstico e uma endemia oculta “altíssima” de hanseníase. Significa milhares de pessoas sem tratamento, sofrendo sequelas que surgem com o avanço da doença – e poderiam ser evitadas – e transmitindo o bacilo a pessoas saudáveis.

Segundo a SBH, o país vem registrando um aumento do percentual de pessoas diagnosticadas com grau 2 de incapacidade física (sequelas incapacitantes) como consequência de diagnósticos tardios. “Além disso, temos muitos casos diagnosticados em crianças, o que indica uma alta circulação do bacilo nas comunidades”, alerta Salgado.

Nos últimos anos, a SBH tem acompanhado aumento substancial de novos diagnósticos em localidades brasileiras com hansenólogos atuando e onde são feitas ações de capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento da hanseníase, o que comprova o cenário de endemia oculta da doença. Foi o que ocorreu em Jardinópolis, interior paulista, que tem um dos maiores índices da doença no país, e em Ribeirão Preto, detentora do maior índice no Estado de São Paulo.

A hanseníase no Brasil

O Brasil é um dos poucos países que continuam diagnosticando a doença. Há anos, porém, a SBH vem alertando autoridades brasileiras e estrangeiras sobre o problema das localidades sem registro da doença, tanto no Brasil quanto em países em situação socioeconômica e condições sanitárias piores. No artigo “Os números de casos de hanseníase são confiáveis?”, publicado na revista The Lancet, em 2018, os hansenologistas brasileiros já estavam alertando a OMS sobre o problema.

“Em muitos países, a hanseníase foi oficialmente considerada eliminada, mesmo com o diagnóstico de mais de 200 mil casos novos por ano no mundo. Uma vez eliminada, serviços são extintos e a doença para de ser ensinada nas faculdades e universidades, resultando em um quadro grave de falta de conhecimento sobre ela no meio acadêmico, com consequente falta de diagnóstico nos serviços de atendimento à população mesmo de quadros clássicos”, analisa Claudio Salgado, doutor em Imunologia da Pele pela Universidade de Tóquio e professor titular da Universidade Federal do Pará.

Números da hanseníase no país

O mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra que de 2016 a 2020 foram diagnosticados 155.359 casos novos de hanseníase no país.

O Mato Grosso foi o estado com a maior taxa de detecção: 71,44 casos novos por 100.000 habitantes. O Tocantins ficou em segundo lugar com 53,95 casos novos por 100.000 habitantes, sendo que a capital, Palmas, registrou taxa de 118,51 casos por 100.000 habitantes, a maior entre as capitais do país. De 2011 a 2020, o Brasil diagnosticou 19.963 casos novos de hanseníase com grau 2 de incapacidade física (sequelas incapacitantes).

Hanseníase tem cura

A doença tem cura, tem tratamento gratuito em todo o território nacional, não faltam medicamentos (são doados pela OMS ao país) e o diagnóstico é clínico, ou seja, o paciente apresenta um conjunto de sinais e sintomas que podem ser identificados em consulta médica. Em tratamento, o doente deixa de transmitir a hanseníase.

Como o bacilo agride os nervos, o paciente os apresenta espessados, além de manchas irregulares avermelhadas ou esbranquiçadas pelo corpo. Em algumas áreas da pele pode haver perda de pelos, diminuição e até perda total de sensibilidade e ausência total ou parcial de suor, entre outros sintomas.

Porque a doença foi equivocadamente considerada controlada, os profissionais de saúde não são preparados nas universidades para diagnosticar a hanseníase. Por isso, é comum o paciente conviver muitos anos com o Mycobacterium leprae, bacilo causador da doença, transmitindo-a a seus comunicantes. Esses pacientes passam por inúmeros serviços de saúde e não raro são diagnosticados com doenças reumatológicas, por exemplo (por causa de dores nas articulações), trombose (por causa da dificuldade em caminhar), e até enfarto (pelas dores nos nervos dos braços), além de várias outras doenças.

O número de crianças menores de 15 anos com hanseníase é preocupante – como a doença demora alguns anos para se manifestar, esses casos sinalizam que as crianças estão sendo contaminadas dentro de casa.

A doença não pode ser erradicada – assim como a gripe, por exemplo –, mas pode ser controlada. Não há ainda uma vacina, mas hansenologistas brasileiros têm avançado em pesquisas e seus estudos vêm sendo divulgados frequentemente em publicações científicas brasileiras e estrangeiras.

A estratégia de enfrentamento à hanseníase é a informação da população, a capacitação de profissionais de saúde e a ampliação dos diagnósticos para quebrar a cadeia de transmissão do bacilo.

Veja também

destaques SBH

PARCEIROS SBH
CRNDSHansen
DAHW
CREDESH Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária

Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia 
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033

© Copyright 2017 SBHansenologia All Rights Reserve