HANSENÍASE E OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS

        


     Diretoria 

    2012-2014


PRESIDENTE:

MARCO ANDREY  C. FRADE

VICE-PRESIDENTE:

CLAUDIO SALGADO

SECRETÁRIA-GERAL:

LUCIA DINIZ

PRIMEIRO SECRETÁRIO:

JOEL C. LASTORIA  

SEGUNDO SECRETÁRIO:

Mª DE FÁTIMA MAROJA  

TESOUREIRO GERAL:

LILIA BERNADINI A. FELÍCIO

PRIMEIRA TESOUREIRA:

MAURICIO NOBRE

SEGUNDA TESOUREIRA:

SANDRA MARIA B. DURÃES 

DIRETORA CIENTÍFICA:

MARIA ANGELA B. TRINDADE

DIRETOR DE ENSINO:

MARCOS CÉSAR FLORIA

A história de HANSENOLOGIA INTERNATIONALIS: Hanseníase e outras doenças infecciosas inicia-se em 1933 com a Revista Brasileira de Leprologia, designação que lhe foi dada até o ano de 1970. Nesse período essa revista se constituiu de larga base de dados, transformando-se numa importante plataforma de lançamentos da moderna doutrina da hanseníase. Em 1975, Dr Abraão Rotberg após 5 anos de latência da revista, propôs a mudança do nome para Hansenologia Internationalis. Essa mudança foi amplamente aceita e, em um de seus fascículos[1], encontram-se cartas de incentivo do Secretário Estadual de Saúde de São Paulo e do Ministro da Saúde, além de congratulações pelo renascimento da revista vindas de importantes cientistas da área. A revista teve como editores o Abraão Rotberg (1976 a 1979), Teresa A. E. Kliemann (1980 a 1988), Diltor Opromolla (1989 a 2004), Raul Negrão Fleury (2005 a 2008) e Dr Dejair Caetano (2009 a 2014). Neste último período a revista passa a ser on-line e em maio de 2014 assumimos a editoria da revista com a publicação do volume 37 (2) 2012.

Como sucessora da Revista Brasileira de Leprologia, pode-se afirmar que Hansenologia Internationalis é uma revista com publicação quase ininterrupta desde 1933 e uma das poucas no mundo do gênero com circulação regular. É uma publicação oficial do Instituto Lauro de Souza Lima, da Secretaria de Estado da Saúde, da Coordenadoria de Serviços de Saúde e também da Sociedade Brasileira de Hansenologia. A revista atualmente semestral visa a divulgação de trabalhos científicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros no campo da hanseníase e de outras doenças infecciosas (tuberculose, hepatite, meningite, ebola, HIV, entre outras). Os artigos originais são publicados em português, espanhol, inglês, francês ou italiano e tem a fiel intenção de proporcionar interação entre todos aqueles que lutam pelo controle das doenças. A submissão dos artigos se dá exclusivamente on-line pelo endereço http://www.sgponline.com.br/hi/sgp/ ou ainda pelo site www.ilsl.br/revista. Os revisores altamente renomados na área e escolhidos de acordo com sua expertise realizam uma criteriosa análise em sistema peer review.

Nossas perspectivas futuras permeiam a inserção dos artigos publicados nas redes sociais e dispositivos móveis, o aumento da periodicidade para quadrimestral, do fator de impacto e da pontuação Qualis/CAPES, além da ampliação da parceria com pesquisadores estrangeiros. Pretende-se, também incrementar nossas bases de indexação que atualmente são o Portal de Revista da Saúde (SES), Lilacs, Ulrich’s e Latindex.

Os editores da revista convidam a todos os associados da Sociedade Brasileira de Hansenologia a compartilhar seus achados científicos submetendo seus artigos na Revista ampliando assim a integração dos que se dedicam ao estudo da hanseníase e de outras doenças infecciosas que acometem a população.

 

Profa Dra Susilene Maria Tonelli Nardi

Editora

Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas