Ribeirão Preto sediou nos dias 24 e 25 de maio uma das etapas da Conferência Nacional Livre de Hanseníase, promovida pelo Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase . Seis propostas foram aprovadas e serão apresentadas na Conferência Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, que será de 3 a 5 de agosto.
Os debates aconteceram no auditório do Centro de Referência de Especialidades (Secretaria Municipal de Saúde) e reuniram profissionais de saúde, pessoas afetadas pela hanseníase, dentre elas ex-internos de colônias para pacientes de hanseníase, estudantes das áreas de saúde e voluntários que atuam no movimento social Morhan. Os participantes discutiram sobre os desafios a serem enfrentados para o controle da doença no país.
O evento foi uma etapa preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde que ocorrerá ainda neste ano. O vice-presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade, foi eleito delegado para a conferência com a suplente Leonice Siqueira, do Morhan-Núcleo Ribeirão Preto. Os delegados eleitos no país defenderão as propostas selecionadas nas conferências regionais durante a conferência nacional.
Secretaria e correspondências
Laboratório de Dermato-Imunologia
Universidade Federal do Pará
Av. João Paulo ll , 113
Bairro Dom Aristides
Marituba-PA
CEP: 67200-000
Tel: (91) 3201-7033